Histórico

 

No dia 10 de novembro de 1995, surgia a seccional da Abrasel em Santa Catarina, com 12 empresários que perceberam a necessidade de ter aqui no Estado uma entidade que representasse o setor. Em 20 anos de existência, a entidade foi responsável por melhorar, significativamente, a qualificação dos bares e restaurantes, trazendo para o dia-a-dia dos estabelecimentos a preocupação com a segurança alimentar, acompanhando os projetos de lei que atingiam o setor e atuando diretamente na fiscalização abusiva. Sempre com a bandeira de tornar o segmento forte e reconhecido, contribuindo para o crescimento sustentável do Estado.

Temos a missão de representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar em Santa Catarina, por meio de ações de valorização da gastronomia e de profissionalização das suas empresas, a entidade tem em seu histórico muitas conquistas ao longo desses 20 anos. Com a bandeira de promover a qualificação e a profissionalização dos profissionais, visando a melhoria do atendimento, a entidade melhorou significativamente a qualificação dos bares e restaurantes, trazendo a reboque mais segurança alimentar e argumentando junto ao poder público sobre as melhores formas de regulamentar a comida fora do lar em todas as regiões. Representar em Santa Catarina um setor que emprega mais de seis milhões de pessoas em todo o país e representa 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, além de ser uma tarefa gratificante, traz muitos desafios. Hoje a Abrasel representa um setor que emprega um em cada 12 brasileiros – cerca de 8% da nossa força de trabalho, o que reforça sua responsabilidade de representar e desenvolver ainda mais o segmento.

Em 2003, depois de muita luta e vários pedidos do segmento, a entidade negociou com o Governo para que reduzisse as alíquotas de ICMS do setor de bares e restaurantes em até mais de 50%. A Abrasel também foi responsável por diversas mobilizações referentes à lei do ECF/TEF, que exigia que os comerciantes de Santa Catarina utilizassem o ECF - Emissor de Cupom Fiscal e o TEF - Transferência Eletrônica de Fundos para cobrar despesas através de cartões de crédito. Depois de muita argumentação, em outubro de 2005, foi aprovado na Assembleia Legislativa um substitutivo global ao Projeto de Lei nº 255/2005 que prevê que as empresas MPE enquadradas no Simples/SC ficam desobrigadas a instalar o sistema de TEF, o que funciona até hoje.

No dia 1º de abril de 2008, a Abrasel organizou um grande protesto nacional contra medidas abusivas impostas pelo poder público aos estabelecimentos do setor. Após a mobilização, em menos de um mês a Câmara dos deputados aprovou o novo texto da MP nº415, que proibia a venda de bebida alcoólica em todas as rodovias federais. Pela nova definição, ficou permitida a comercialização em áreas urbanas.

Além dessas e outras conquistas ao longo dos 20 anos de luta, a Abrasel realizou vários projetos de sucesso que contribuíram para fortalecer o nome da entidade. Há 16 anos, a associação participa da Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana, e desde 2000 é responsável pela área gastronômica da festa. Neste ano, a Abrasel realizou a DÉCIMA edição do festival gastronômico Brasil Sabor, que em Florianópolis era realizado desde 2002 com o nome de Floripa Sabor. Durante um mês, restaurantes de todo o Estado venderam pratos com preços fixos criados especialmente para o evento.

Uma das realizações mais consagradas da entidade é o Guia Abrasel, que chega à sua 32ª edição neste ano. O guia tornou-se uma das principais publicações turísticas do Estado, trazendo a especialidade das casas, formas de pagamento e até informações sobre a infraestrutura dos estabelecimentos.

 

Conseguimos no fim do ano de 2014, o reconhecimento da nossa capital, Florianópolis, como Cidade Criativa Unesco na categoria Gastronomia. Um título mundial que nos traz ainda mais responsabilidades. Se foi difícil consegui-lo, agora nossa missão é fazer jus a ele com ações cada vez mais fortes para que a vocação do setor ser cada vez mais reconhecida e profissionalizada.

As ações sociais também são destaque, com eventos como o Massa Solidária, em prol das crianças carentes do Morro do Mocotó, na Capital, o Almoço do Bem promovido pela SERTE e a Semana da Criança Abrasel, já na quarta edição promovendo anualmente dias divertidos em restaurantes e shopping centers para jovens em vulnerabilidade social.

Ter uma “placa” da Abrasel significa ter um selo de compromisso com a qualidade. Quem está na Abrasel são empresas comprometidas com o setor, com a cidade e com o cliente. O grande objetivo agora é colocar em prática o projeto de regionalização, sonho antigo da entidade, que visa atrair associados das cidades do interior do Estado e fortalecer ainda mais o setor, criando seccionais regionais.

Neste ano também estamos engajados na campanha Simplifica Brasil, da Abrasel em todo o território nacional. Um levante em prol do empreendedorismo, reconhecendo a importância do nosso setor como um dos principais do país, que gera milhões de empregos. Temos consciência de que bares e restaurantes são uma extensão de nosso povo e, descomplicando os processos para empreender, certamente estaremos fazendo um Brasil melhor.

 


Para fazer parte dessa associação de prestígio, entre em contato -  (48) 3222-7922/ Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Rua Jerônimo Coelho, 170 sala 1203 Ed Ceisa – Centro – Florianópolis/SC.