Texto de Richard Doern
Nesse momento de crise extrema, compartilho com vocês as minhas recomendações para garantir a perenidade dos negócios, no curto e médio prazos, imaginando que a crise do COVID—19 dure entre 3 e 6 meses.
Em primeiro lugar: Preserve o caixa!
A crise COVID—19 vai prejudicar fortemente a LIQUIDEZ e o CUSTO DO CAPITAL vai aumentar.
Uma Gestão de Crise tem duas vertentes: Redução de Gastos (Custos, Despesas, Investimentos,...) e Aumento (manutenção) de Receitas, mais complicado neste momento em que a população deve ficar em suas casas.
Tão simples quanto isto.
1) Sente sobre o CAIXA. Faça reuniões todos os dias com sua equipe "SWAT" e monitore o CAIXA.
2) Renove linhas de financiamento que possam estar vencendo, busque linhas novas baratas e inicie contatos com bancos como a Caixa e Banco do Brasil (se vier alguma benesse do Governo, será daí que virá — esteja preparado).
3) Se tiver Recebíveis em Cartão de Crédito, antecipe o quanto antes (aproveite que as taxas ainda estão relativamente baixas — elas vão subir, muito).
4) Defina (ou revise) uma Política de CAIXA Mínimo. E não se atreva a usar estes recursos. Somente em último caso "de morte".
Sobre Pessoas...
5) Evite Demissões e Férias, pois consomem CAIXA.
6) Cancele Promoções (mesmo as já acordadas), Substituições (mesmo as necessárias) e novas Contratações (idem).
7) Nesta ordem: a) Banco de Horas (negociar com Sindicato); b) Redução de Jornada com redução proporcional de salário (idem) e, em último caso, c) Licença não Remunerada. Novamente, evite Demissões e Férias.
8) Postergar pagamento de Bônus e Prêmios.
Sobre Fornecedores...
9) Reveja TODOS os Contratos de Prestação de Serviços. Defina uma Meta (exemplo: redução global de 20%). Seja incisivo. Estamos falando em sobrevivência.
10) Classifique os Fornecedores por nível estratégico. Os A", renegocie condições de valor e prazo de pagamento. "B" e "C" pare de pagar e deixe para conversar em 3 meses.
11) Considere deixar de pagar os Impostos.
12) Intensifique a Venda de Produtos e Serviços on-line (e—Commerce, Delivery, EAD,...). Preocupe—se com as entregas — vai faltar Caminhão, motoboy, etc...
Tenha paciência e mantenha a calma. Estamos (o mundo todo está) no mesmo "barco".
As crises são excelentes oportunidades para inovar.
Tenho visto muita gente que esteve visitando centros de inovação como o Vale do Silício, Israel e China e não conseguem inovar.
INOVAÇÃO, segundo o brilhante Silvio Meira (membro do Conselho de Administração do Magazine Luiza)...
..."É TODA E QUALQUER INICIATIVA QUE GERE MAIS E MELHORES NOTAS FISCAIS".
Mãos a obra. É em mares revoltos que se formam os melhores marinheiros.
Richard Doern, especialista em recuperação operacional de empresas, atuou durante 20 anos (de 1995 a 2015) como Turnarounder, tendo sido um dos pioneiros no País a assumir cargos de CEO interino durante as fases críticas dos trabalhos. Recuperou mais de 35 empresas.