Entidades se reúnem em prol de uma reforma da previdência mais efetiva: a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) recebeu na noite desta terça-feira (10) uma audiência que discutiu a proposta de reforma da Previdência de SC e colocou em pauta as divergências que cercam o projeto analisado na Assembleia Legislativa (Alesc).
O deputado estadual Bruno Souza (Novo) abriu o encontro com uma apresentação de dados do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev). O parlamentar defendeu uma reforma mais austera para combater o déficit atual do regime de previdência dos servidores estaduais, que atualmente é de R$ 4,2 bilhões ao ano, segundo o governo.
Deputado Bruno Souza (Novo) comentou a possibilidade de propor que os deputados acatem o substitutivo que já apresentou na Alesc, com mudanças mais severas como tributação dos inativos a partir de um salário mínimo e estimativa de economia de R$ 5 bilhões em 10 anos, mais de cinco vezes mais que a proposta do governo.
Outro caminho a ser estudado é a criação de um grupo de deputados, uma espécie de frente parlamentar informal, para discutir uma alternativa mais austera à proposta de reforma de Previdência de SC em discussão.